top of page

Benefícios dos execícios físicos estão além da estética


Os benefícios trazidos pelos exercícios físicos estão além das questões ligadas à estética. Não há dúvida de que, quando bem orientada e feita de forma adequada, a prática esportiva é excelente para quem deseja ter hábitos saudáveis, melhorar a condição física e evitar o aparecimento e progressão de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades.

Segundo Raffael Fraga, cardiologista do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, a atividade física regular (30 minutos/cinco vezes por semana) fornece inúmeros benefícios ao coração como o controle da hipertensão, melhora o controle da taxa glicêmica do sangue, aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL), além de controlar o peso do esportista. Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o stress e a ansiedade.

Mas, o especialista lembra que antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. “Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte”, afirma.


Cuidado com os excessos

O esporte é uma prática indispensável quando falamos sobre vida saudável. Ter cuidado com a sobrecarga no exercício físico é um requisito essencial para não ter problemas, durante e após a atividade física.

Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso o atleta não esteja atento aos exageros. De acordo com Rafael Fraga, os treinos devem começar de forma leve e crescerem gradativamente, conforme o corpo do esportista responder ao esforço. Ainda de acordo com o médico, a recomendação internacional é que as atividades físicas sejam praticadas, no mínimo, cinco vezes por semana, por 30 minutos, aliando também, trabalhos de resistência muscular localizada (musculação). Não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante.


Alimentação correta

Ser atleta está além do preparo físico, do psicológico e da superação de limites. Um dos pontos mais importantes para um esportista é, sem dúvidas, a alimentação. Alimentar-se corretamente fornece o combustível necessário ao organismo para o desempenho esportivo e fornece os nutrientes necessários para que o corpo resista ao esforço requerido e com o objetivo pretendido.

Ter hábitos alimentares saudáveis previne eventos como a hipoglicemia (queda da taxa de açúcar do sangue), cãibras, perda de massa muscular, desmaios, entre outros. Algumas regras são fundamentais para um bom desempenho durante o exercício físico e para o bem-estar após:

- Adeque sua agenda para que os horários de alimentação não sejam prejudicados ao longo do dia e nenhuma refeição seja pulada. Além disso, discipline-se para comer antes e depois de cada treino;

- Não iniciar um treinamento em jejum ou após muitas horas sem consumir algum alimento. Sem o combustível necessário, o corpo pode não conseguir o rendimento necessário, o que atrapalhará a performance do atleta;

- Mantenha-se hidratado ao longo de todo o treino;

- Não vá além do limite do seu corpo, principalmente no início. Tentar “tirar o atraso” com cargas pesadas ou longos períodos de treino, logo no começo, pode ser maléfico ao seu organismo;

- Coma alimentos leves. Evite frituras, doces em excesso e gorduras.

Maurício Jordão, cardiologista do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, alerta para o consumo inteligente dos alimentos: “Substituir os grãos brancos pelos integrais, sempre que possível, e diminuir a ingestão de gorduras trans, presentes em margarinas, bolos, bolachas e fast food, traz inúmeros benefícios ao corpo e também ao sistema cardiovascular, além de diminuir colesterol, diabetes e hipertensão”.

Outro ponto muito importante é a suplementação alimentar. Ela é uma prática que deve ser feita apenas sob orientação de um médico ou de uma nutricionista. Raffael Fraga destaca que antes de iniciar o uso dos suplementos, é necessário que sejam feitos exames clínicos e laboratoriais para que os déficits de vitaminas ou aminoácidos, no corpo do atleta, sejam apontados. Ainda de acordo com ele, o atleta precisa estar muito atento a composição dos suplementos, uma vez que muitos possuem substâncias prejudiciais ao coração, como testosterona e anabolizantes.

De acordo com números da Secretaria de Estado da Saúde, um em cada quatro suplementos vendidos possui, em sua fórmula, esteroides anabolizantes não declarados no rótulo.

Destaques
Posts recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page