top of page

Saiba como escolher o tênis ideal para praticar exercícios físicos


Escolha do calçado errado pode ocasionar lesões e problemas ortopédicos.

A caminhada e a corrida estão entre as atividades físicas mais praticadas no mundo, principalmente quando se aproxima o verão e todos querem perder aqueles quilinhos a mais. No entanto, o que muita gente desconhece é que o impacto gerado nessas atividades pode ocasionar lesões e problemas ortopédicos. Por isso, é preciso escolher muito bem o calçado antes de sair de casa.


De acordo com o fisioterapeuta e professor da Faculdade Inspirar, em Curitiba (PR), José Lourenço Kutzke, tanto a caminhada quanto as corridas são exercícios que geram um grande impacto nos membros inferiores do corpo. Dessa forma, os indivíduos com sobrepeso ou obesidade devem optar por amortecimentos de maior qualidade.


O fisioterapeuta explica que os problemas causados pelo uso de calçados inapropriados ocasionam dores articulares o que, geralmente, torna-se um alerta para as lesões degenerativas. Segundo ele, é preciso estar atento aos pontos de maior calosidade, já que, na maioria das vezes, eles são causados por uma força excessiva no local o que, consequentemente, pode resultar em contusões mais sérias.


— O uso de tênis impróprios pode provocar problemas como artrose de tornozelos, joelhos, quadril e lesões discais da coluna — explica.


As marcas de tênis investem cada vez mais nos sistemas de amortecimento, em conjunto com a entressola dos calçados, visando minimizar o estresse do impacto dos pés com o solo. Embora esse amortecimento seja bom, ele também não pode ser em grande quantidade, pois isso pode tornar a pisada instável nos movimentos repentinos.


De acordo com o especialista, os tênis têm, em média, uma vida útil de aproximadamente 500 km, e algumas características são capazes de evitar os vários tipos de danos ao corpo.


— Aspectos como o conforto, a flexibilidade e boa qualidade de aderência do solado com o chão são ‘ferramentas’ parceiras na prevenção das lesões geradas pela pressão durante a pisada — afirma.


O fisioterapeuta alerta, ainda, que é preciso intercalar os tênis, pois pode existir uma demora de até 24 horas na recuperação do calçado para o uso.


Conhecendo os calçados


Os tênis são subdivididos em várias partes. O cabeal, por exemplo, é o responsável por estabilizar o calcanhar e o tornozelo. Porém, o formato deve conter um recorte que não machuque o chamado tendão de Aquiles.


O amortecedor é o responsável por diminuir o primeiro impacto da pessoa contra o chão, no momento da pisada. Já as palmilhas têm a finalidade de absorver a transpiração.


O solado, por sua vez, oferece aderência adequada à superfície percorrida. A entressola faz parte do sistema estrutural do tênis e tem o papel fundamental de distribuir o peso do corpo por toda a estrutura do calçado, trabalhando em conjunto com o sistema de absorção de impacto. Em alguns tênis, ela é considerada uma ferramenta importante na prevenção de lesões geradas pela pressão.


Dicas para adquirir o tênis ideal


— Conforto


— Observar a tecnologia entre a entressola e o amortecimento


— Finalidade da prática esportiva


— Analisar se há um aspecto patológico


— Sempre que possível, optar pelos tênis com pisadas neutras

Destaques
Posts recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page