top of page

Afinal, pra que serve uma roupa com compressão?

Compressão - mito ou benefício?

No mundo dos esportes de endurance ouvimos muito falar da compressão dos tecidos, pagamos mais caro por roupas e acessórios que nos prometem isso; mas…

Sabemos exatamente quando e como usar? Sabemos quais os benefícios que esse recurso pode nos proporcionar?

Nos últimos anos, talvez décadas, os fabricantes de tecido vêm se especializando cada dia mais. Na atualidade, pesquisas de diversos laboratórios ao redor do mundo vêm comprovando a eficácia do efeito compressivo nos tecidos aplicada ao mundo dos esportes de endurance.

Através do design e/ou por meio das costuras e recortes anatômicos que o fabricante desenha em sua peça, é possível aplicar a compressão desejada, ideal para um grupo de músculos em especial.


Os itens mais comumente encontrados em uso por profissionais e amadores em diversas modalidades esportivas pelo mundo são: meias, bermudas e leggings, inclusive tendo os esportes de endurance contribuído para outros esportes mais tradicionais como o futebol, por exemplo, pois hoje em dia alguns clubes e até seleções utilizam meias e camisetas de compressão em suas equipes.

A compressão dos produtos é medida pela unidade mmHg, que significa “milímetros de mercúrio” e é a unidade de medida convencional para medir pressão. Isso é muito importante: as meias de performance (para usar durante uma corrida) normalmente têm grau de compressão entre 20-30 mmHg; já as "recovery" (para usar após uma corrida) têm entre 15-20 mmHg. Há quem discorde da eficácia de polainas que usam essa tecnologia, uma vez que efetivamente a compressão deve ser controlada iniciando desde os dedos do pé.

Vamos aos benefícios!

Diminuição da vibração muscular, a qual causa desgaste físico e desperdício energético. Redução de micro traumas musculares, resguardando a integridade da musculatura que foi submetida à sobrecarga do exercício. Recuperação em menor espaço de tempo após grande esforço físico. Aceleração do retorno venoso, promovendo sangue rico em oxigênio e nutrientes, retardando a produção de ácido lático.

Para saber se algum produto se aplica à sua necessidade, sempre antes de utilizar um novo equipamento consulte seu treinador, e até seu médico.

Lembrando também que equipamentos, roupas e acessórios são muito bons no auxílio para sua performance; todavia, não se esqueça de treinar duro, manter o foco em seu objetivo e praticar seu esporte sempre com muita alegria. Talvez um sorriso no rosto seja mais eficaz do que um acessório bacana!

Destaques
Posts recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page