top of page

Seis dicas para trilhas longas

A paulistana Rose Eidman compartilha sua sabedoria, aprendida na prática em trilhas enormes

A brasileira Rose Eidman mudou de vida quando largou o cigarro, aos 48 anos de idade. A empresária abandonou um hábito e adquiriu outro, bem mais legal: fazer trilhas de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de 800 km de extensão, que já completou, e a Pacific Trail Crest, na costa oeste dos Estados Unidos, com 4.260 km, da qual já percorreu metade (a outra metade ficou para 2017).

Com tanta quilometragem nos tênis, Rose aprendeu alguns macetes na prática, que ela repassa aqui:“A PCT é uma trilha com uma logística supercomplicada. Demorei um ano estudando como fazer tudo da melhor forma. Após muita pesquisa, estas são minhas sugestões:> Carregue apenas o estritamente necessário. A diversão aumenta quando o peso abaixa.


> Escolha muito bem o tênis e as meias que vai usar. O tênis deve ser dois números maior que seu normal, e nunca à prova d’água, pois estes, se molharem por dentro, demoram demais para secar. E durante as trilhas, além do risco de chuva, às vezes temos que atravessar rios. Nesses casos, eu tirava a palmilha e as meias e atravessava só com o tênis, para não correr o risco de escorregar. Tênis bom é aquele que você põe no pé e sente que “já andou 100 km” com ele.


> Carregue sempre meias extras. Os pés têm que estar sempre secos pra evitar bolhas. As meias não devem ter algodão em sua composição, porque também demora muito pra secar. Mesmo sem chuva, se a pessoa transpirar no pé, a meia de algodão não seca.


> Leve sempre duas colheres. Se você tiver uma só e perdê-la, não vai ter como comer.> Nunca fique com frio! Um ótimo casaco de pena de ganso é uma prioridade, principalmente dentro de trilhas onde a temperatura cai muito durante a noite.


> Carregue e aprenda a usar muito bem uma bússola e mapas de papel. Todos os equipamentos eletrônicos estão sujeitos a falhas, é preciso saber se virar analogicamente”.Conheça a história inspiradora de Rose na matéria Um passo de cada vez, publicada em nossa edição de novembro.



Destaques
Posts recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page